O que é Consumismo? – Como responder para crianças😱

Publicado em | Artigos, Na Mídia

Se uma criança te perguntar sobre palavras do mundo das 💰 finanças 💰, NÃO SE ASSUSTE!!!!
No COMO RESPONDER PARA CRIANÇAS você vai descobrir como conversarmos com os pequenos sobre coisas que eles escutam os adultos falando o tempo todo, mas em uma linguagem divertida, usando exemplos da realidade deles.
😱😱😱😱😱😱😱😱
O QUE É CONSUMISMO?
😱😱😱😱😱😱😱😱
Vamos começar falando sobre consumo. Consumir quer dizer digerir, metabolizar, se apropriar de algo. Nós consumimos comida como, por exemplo, uma maçã. Consumo é uma coisa boa e necessária. Nós precisamos consumir para sobreviver. Esta é a forma como nos apropriamos das coisas e as metabolizamos.

Então, consumo é uma coisa boa, mas por que consumismo é uma coisa ruim?
Usamos essa palavra para falar sobre quando estamos consumindo, quer dizer, comendo, digerindo, metabolizando coisas de forma exagerada, generalizada.

Se eu estiver com fome e consumir uma maçã, isso vai me fazer bem, vai saciar a minha fome e me alimentar. Agora, se eu comprasse 100 maçãs e começasse a comer todas elas sem parar, o que iria acontecer? Eu iria passar mal! Isso quer dizer que: se eu comer uma ou duas maçãs para saciar a fome, será bom; mas, se eu comer 100 maçãs, será um exagero!

Essa é a diferença que faz com que o consumo seja uma coisa boa e o consumismo seja ruim. Se tivermos atitudes consumistas, vamos acabar consumindo de forma generalizada, genérica e exagerada.

Isso vale para qualquer coisa que consumimos, não somente para a comida. Por exemplo, séries e filmes, o quanto disso nós consumimos? É muito bom assistir a alguma coisa e se divertir, mas, se eu passar 12 horas seguidas assistindo a seriados, será que não seria demais? Não seria exagero?

Também é muito importante estar atento à qualidade daquilo que nós consumimos. Uma maçã boa vai nos fazer bem, mas, se eu comer uma maçã estragada, o que vai acontecer? Eu vou passar mal, mesmo sem ter comido demais! Consumo consciente é isso! Estar atento, procurar, de forma consciente, coisas boas que nos fazem bem para consumirmos e metabolizamos.

Então, resumindo, consumo é uma coisa boa, mas consumismo não! Isso vale para tudo!!
Deixem nos comentários como vocês explicariam para uma criança o que é Bolsa de Valores!
Confira nas redes sociais mais #ComoReponderParaCrianças no Finanças é coisa de Criança!
Beijo, gente! ❤️
instagram.com/financas_e_coisa_de_crianca
facebook.com/financasecoisadecrianca
youtube.com/financasecoisadecrianca
ou 🥰🥰🥰
anapregardier.com.br

#juros #anapregardier #finançasécoisadecriança #educaçãofinanceira